Recentes


Use o código 20BENDITAPROMOCAO e ganhe 20% de desconto

Personalidades Varzeanas

A primeira conterrânea formada professora que ensinou em Várzea da Roça - Bahia.

Margarida Sales Rios Carneiro, filha de Maria Carolina e João Sales Rios (vulgo Jonga). A família de sua mãe sempre morou por aqui e a do seu pai veio de Pé de Serra. O seu avô paterno comprou o terreno Aramary, mudou-se para Várzea da Roça. Tiveram Edi, mãe da professora Alice, Justiniano (Muliquinho), Aurélia (Lelinha), Erudina (Detinha), Odete (Mana), Manoel Sales (Teté), Deraldo, Nilo e Margarida. Além dess@s, Dona Maria teve mais quatro partos que não vingaram muito. Eles moraram durante anos na Fazenda Aramary.
Nossa homenageada casou-se em 1978 com o popular Zé de Vando natural de Retirolândia. Da união tiveram Polyanna e Maurício. Disse-nos que teve um aborto, porque não sabia que estava grávida e durante uma seca que teve ela ia toda tarde para roça ajudar o seu irmão Nilo dar ração ao gado que o pai lhes havia deixado. Ela afirma que gostaria de ter tido mais herdeiros. Contudo sente-se assaz alegre com as suas três netas, a vida proporcionada a sua filha Polyanna, psicóloga e ao seu filho Maurício que cuida com afinco da ProveAgro.
Agradecemos a professora Margarida por toda a sua vida de dedicação e carinho com o seu trabalhou!
A história profissional de Margarida mostra o quanto precisou se esforçar para alcançar a formação para se tonar professora. De tamanha importância precisamos destacar o quanto foi fundamental a existência da APLB Sindicato para defender os direitos da classe docente.
Participe você também desta iniciativa, envie para nós relatos e fotografias de pessoas que considera uma "Personalidade Varzeana". Vamos registrar a história de nossa gente de ponta a ponta. (Foto/fonte: Joilma Rios)

 

 

No dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres nossa homenagem no quadro PERSONALIDADE VARZEANA é em dose dupla. 

Trazemos as vidas entrelaçadas com muito amor e respeito de Seu Otávio e Dona Carmélia do Povoado Lagoa das Pedras. Este casal é exemplo de boa convivência e de respeito. São também exemplo de resistência do povo negro em Várzea da Roça. Criaram sua família ensinando a andar de cabeça erguida e buscar seu espaço na sociedade. Otávio Gomes da Cunha, filho de Benício e Maria Pastora, natural da cidade de Valente-BA, 10° filho de uma família de 12 filhos. Seu pai era tropeiro e a seca assolando a região sisaleira foi o motivo da mudança de cidade para ir em busca de melhores condições de vida e sobrevivência, tudo isso aconteceu no ano de 1955. O novo endereço foi a Fazenda Lagoa do Tatu, local que hoje fica situado próximo ao povoado de Lagoa das Pedras no município de Várzea da Roça. Em seguida no ano de 1964 se apaixonou por Carmélia Maria da Cruz, filha de Lionoa e Pedro Zezé. Ela é a 21° filha de uma família com 27 filhos, dentre eles 13 morreram ainda crianças. Carmélia, seus pais e seus irmãos moravam na fazenda Cabaceira, que hoje está localizada no município de Várzea da Roça.
No dia 11 de abril Otávio e Carmélia se uniram em matrimônio e os frutos do casamento foram 8 filhos, criando também 2 netos da filha primogênita. Atualmente a família do casal é formada por 8 filhos, 6 genros, 4 noras, 14 netos e 8 bisnetos. O casal é católico, com caminhada de fé na sua pequena comunidade de Lagoa das Pedras, transmitindo sua fé para todos os seus filhos! Hoje a maioria vive o compromisso da comunhão com a Igreja. Na missão de sustentar a família, o casal trabalhou muito tempo com motor de sisal e na agricultura. Hoje, Carmélia com 74 anos e Otávio com 79, continuam exercendo a profissão de agricultores na sua propriedade no povoado de Lagoa das Pedras. Todos os seus filhos já construíram suas famílias, porém a residência de Carmélia e Otávio sempre está cheia de familiares e amigos que são acolhidos por eles ao passarem por ali.
O matrimônio e a fidelidade já tem 52 anos e nos mostra que "O que Deus uniu o homem não separa" (Mt 19,6). No dia 14/12 Carmélia completa 75 anos de idade e Otávio completa 80 anos no dia 15/12. Na época da construção da Barragem João Durval Carneiro a área de terra desta família foi desapropriada, mas com o tempo conseguiram adquirir outra área no Povoado Lagoa das Pedras, onde amam morar. E assim finalizamos um pequeno relato da história desse casal que é exemplo para a toda a sociedade. Precisamos resgatar experiências de matrimônios duradouros nestes tempos onde o imediatismo busca sobressair.
Participe desta iniciativa enviando histórias e fotos de pessoas que ajudam a construir Várzea da Roça. Vamos registrar a vida de nosso povo de ponta a ponta. (Foto/fonte: Joilma Rios) 

 

 

Dona Lindaura. Nosso quadro Personalidade Varzeana junta-se as vozes e manifestações que exigem respeito e reconhecimento as populações negras que ajudaram a formar a nação brasileira.

Lindaura Maria de Jesus nasceu em 18 de setembro de 1922, na fazenda Tanquinho. Filha de José Gonzaga de Oliveira e Joana Maria de Jesus. Foi casada com Pedro José Ferreira (falecido  em 14/05/1970). Juntos tiveram treze filhos: nove mulheres e quatro homens. Ficou viúva aos 48 anos e com muitas dificuldades e fé em Deus conseguiu sustentar sua família. Vinda de família humilde, começou a trabalhar muito cedo nas roças dos compadres e na confecção de esteira e chapéu (A fita que se usa é do coroá e as tranças da palha do ariri). Desde muito jovem frequentou a igreja e como tradição daquela época aprendeu a benzer, utilizando galhos e pedrinhas (Não cobrar). Morava em uma fazenda. Com o passar do tempo foi mandada embora, em acordo recebeu uma pequena quantia em dinheiro que juntamente com uma pequena herança de seus pais comprou sua primeira casa no povoado de Cruz de Alma onde reside até hoje.
Com muita luta conseguiu se aposentar por invalidez e com o pouco que recebe tem a bondade de repartir e ajudar o próximo. Todos os anos cumpre sua tradição, acender sua fogueira no dia de São Pedro. Mulher guerreira, cantadeira de roda, benzedeira e amada por todos os conterrâneos tem a alegria, o carinho, muitas lembranças, muitas marcas, mas acima de tudo muita fé. Fé de quem acreditou em Deus, lutou e conseguiu vencer todos os obstáculos da vida.
Participe você também desta iniciativa, envie para nós relatos e fotografia de pessoas que você considera uma "Personalidade Varzeana". Vamos registrar a história de nossa gente de ponta a ponta. (Foto/fonte: Joilma Rios)

 

 

Seu Hugo de Odilon. Homem guerreiro e batalhador que faz de tudo pra ajudar o próximo e merece esta homenagem.

Hugo Sena Leal nasceu na Fazenda Lagoa do Reino, distrito de Mairi em 19 de abril de 1938, filho de Odilon Sena Cerqueira e Maria Francisca Leal. Casou-se com Mariana de Oliveira Bastos(conhecida como Nani de Zé Bastos) e com ela tem 4 filhos (Demóstenes, Lindomar, Geane e Vitor Hugo). Seu Hugo começou a trabalhar com os seus 10 anos de idade ajudando os pais na roça. Aos 17 anos veio morar no então povoado Várzea da Roça, com seus pais e seus 7 irmãos, onde o mesmo faz morada até os dias atuais. Aqui em Várzea toda a família trabalhava com a venda de farinha, onde Seu Odilon tinha um depósito que vendia pra Várzea da Roça e cidades vizinhas. 
Hugo sempre ajudou os pais no que fosse possível, comprava e revendia farinha. Quando casou continuou a vender farinha que ele e Dona Nani faziam para vender na feira livre. Além da farinha vendiam feijão, milho, mandioca, licuri, entre outros. Com a renda da roça criaram os filhos. Ele recorda as dificuldades, mas diz que com muito esforço conseguiram. Seu Hugo sempre viveu da roça. É um lavrador guerreiro e honesto. Destacamos sua contribuição no crescimento da sede de nosso Município doando alguns terrenos para a abertura de ruas. Queremos em nome da população varzeana agradecer toda a dedicação deste homem simpático com todas as pessoas e amado por todos os filhos, filhas, netos e netas. 
Participe você também desta iniciativa, envie para nós relatos e fotografia de pessoas que você considera uma "Personalidade Varzeana". Vamos registrar a história de nossa gente de ponta a ponta. (Foto/fonte: Joilma Rios)



O nosso quadro Personalidade Varzeana desta semana traz a memória viva de Carmelita Alves Miranda, mais conhecida como Dona Carmélia ou Carmélia de Isaias. 
 
Essa senhora calma, que muitos de nós conhecemos e de quem aprendemos a gostar, não é de Várzea da Roça, mas foi acolhida por essa cidade há 48 anos, aqui prosseguindo a sua bonita trajetória: a da mulher simples, de pouco conhecimento escolar, mas com a sabedoria de poucos, para dar seu nome a uma família que tem orgulho de ser varzeana.
Dona Carmélia nasceu no município de Miguel Calmon, exatamente na Fazenda Inchu, onde viveu até se casar, aos 27 anos de idade, no ano de 1956, com seu Isaias José de Miranda, no Distrito Itaitu, em cuja localidade nasceram seus três filhos mais velhos. Anos depois, foi residir no Serrote (atual Serrolândia) e, mais tarde em Quixabeira, para, finalmente escolher Várzea da Roça como sua residência definitiva.
Esta mulher não escreveu uma biografia de grandes feitos, porém uma característica marcante na vida dessa “varzeana de alma” foi a vocação para a caridade. Inúmeras vezes ela se dedicou a cuidar dos mais necessitados – desde os menores que viviam pelas ruas de Várzea da Roça, dando-lhes o alimento, a roupa, o banho, até os idosos que eram completamente excluídos, sendo por ela alimentados e tendo as suas dores aliviadas. Interessante é que essa caridade não se limitava em demonstrar a compaixão pelo sofrimento das pessoas. Mais que isso, Dona Carmélia sempre conversava com elas, escutava os seus dramas, ou seja, compartilhava das suas lamentações e reconhecia nelas a importância de ser humano.
De toda essa experiência, ficam as verdadeiras lições do bem viver: os princípios morais construídos pela honestidade; o cuidado com a manutenção de uma família honrada; os valores espirituais orientados pela prática da religiosidade. Ainda que outros adjetivos sejam acrescidos, estes, por si somente, já garantem a Dona Carmélia consolidar a imagem de uma mulher vitoriosa neste mundo, servindo de exemplo para todos nós.
Agradecemos a Reinaldo e Carminha pela construção deste quadro. (Foto/fonte: Joilma Rios)



Dona Mira representa a força feminina de Várzea da Roça.
 
Nosso quadro Personalidade Varzeana homenageia uma MULHER disposta e alegre em tudo que faz. Dona Mira representa a força feminina de Várzea da Roça. Agradecemos a sua filha, a professora Alessandra Aquino pelas informações e a Izaldite Alves pela sugestão. Valdomira da Invenção de Aquino ou Valdomira Aquino de Almeida (após o casamento com Pedro Mota de Almeida), nasceu na Fazenda Alto Alegre, em 08 de abril de 1940. A sétima filha dos 14 filhos de Nicolau Pereira de Aquino e Euflosina Antônia da Invenção. Devido à dificuldade de acesso ao ensino, frequentou poucos dias a escola que ficava na Fazenda Mandacaru. Depois de adulta participou de turmas de alfabetização de jovens e adultos. Gosta de aprender novos conhecimentos e dialogar sobre o que sabe.
Aos 17 anos casou e foi morar no Povoado do Peixe, hoje pertencente ao município de Capim Grosso. No final dos anos 60 para início dos 70 retornou com seu esposo para o então povoado de Várzea da Roça. Na época tinha dois filhos: José Vitor e Edileuza. Em Várzea da Roça nasceram: Edilene, Alessandra, Cecília, Pedro, Ademilson e Orlando. Como muitas mulheres de sua época, viu muitas de suas crianças morrerem pequenas. Dos 15 filhos que gerou apenas 7 sobreviveram. Além de seus filhos, criou Murilo seu primeiro neto. Ela amamentou este neto juntamente com Pedro, seu caçula.
Dona Mira se sente jovem por dentro e tem muita disposição e amor pela vida. Senhora sofredora, guerreira, honesta e íntegra. Sempre aconselha os filhos. A casa de Dona Mira está sempre aberta para quem precisa de acolhida, conselho ou outras ajudas. Sua solidariedade e alegria contagiam todas as pessoas ao seu redor. Nossa homenagem neste dia é mais do que merecida para esta MULHER GUERREIRA. Dona Mira é uma personalidade varzeana que precisa ser lembrada e admirada.
Participe você também desta iniciativa, envie para nós relatos e fotografia de pessoas que você considera uma "Personalidade Varzeana". Vamos registrar a história de nossa gente de ponta a ponta. (Foto/fonte: Joilma Rios)
 
 
Zó de Rubino é a Personalidade Homenageada.

Tornou-se referência em todo nosso município pela luta em prol do associativismo de todas as categorias varzeanas.
José Sousa Santana, nascido em 13 de maio de 1955, segundo filho dentre os dez do casal Irací e Urbino. Filho de pai vaqueiro e mãe costureira Zó desde pequeno teve o papel de cuidar dos demais irmãos e fazer as tarefes de dentro de casa. Sempre exerceu a função de liderança entre os irmãos, com um perfil apaziguador procurando sempre a concórdia pra eventuais questões de conflitos. Iniciou bem jovem a se virar para conseguir ganhar seu próprio dinheiro, como vendedor de galinha, ajudante de pedreiro e carpintaria. Até os dias atuais desempenha com exímio capricho o ofício de pedreiro e carpinteiro.
Diante da sua capacidade de mobilização dentro da sua comunidade, em 1992 foi convidado por vários amigos pra criar uma Associação Comunitária com a junção da comunidade de Lagoa da Preta e Capoeira do Milho. Em 1995 participou ativamente na fundação da União das Associações do Município de Várzea da Roça – UNAVAR, na qual ocupou a função de tesoureiro por dois anos e nove como presidente. Devido a defesa dos interesses da Associação bem como sua luta e militância social ficou conhecido como Zó da Capoeira do Milho.
É um homem que se destaca pela capacidade de liderança e no fortalecimento do associativismo do município. Sempre em busca de formatação de parceiras e inúmeras conquistas. Esteve engajado e liderou diversos programas sociais de fortalecimento da agricultura familiar em Várzea da Roça.
Nosso mandato agradece a @janete.x.cerqueira pela sugestão e @geri.araujo pelas informações.(Foto/fonte: Joilma Rios)



Miranilde Rios da Silva é nossa homenageada no quadro Personalidade Varzeana desta semana. 

A vida desta mulher de fé inspira toda nossa gente a manter-se de cabeça erguida e mesmo dificuldades ajudar o próximo.
Nasceu no dia 09 de agosto de 1947, na Fazenda Barbosa, zona rural do então município de Mairi, Bahia. Filha de João Francisco Rios (Joãozinho da Preta) e Hermínia de Souza Rios. Foi casada com Alfredo Gomes da Silva que faleceu em 31 de setembro de 1997. Juntos, tiveram cinco filhos: três homens e duas mulheres. Mesmo viúva e passando por dificuldades adotou uma filha e posteriormente também criou os filhos desta filha adotiva.
Tornou-se liderança comunitária da CEB São João Batista localizada na Fazenda Lagoa da Preta. E, posteriormente na sede do município. Foi responsável pela coordenação da Pastoral da Criança durante várias décadas. No início as reuniões da pastoral da criança eram espaços únicos de integração das mulheres carentes com suas crianças. Muitas destas sobreviveram a extrema pobreza graças aos auxílios e orientações das líderes de Pastoral. Até os dias atuais está à frente de diversas atividades realizadas pela Igreja Católica no Município. Nossa homenagem neste dia é mais do que merecida para esta MULHER SOLIDÁRIA. Miranilde Rios é exemplo de superação e busca de conhecimentos. Sem dúvidas faz muito em prol da organização comunitária de nossa gente. Tem disposição e engajamento social nos sindicatos e busca contribuir para a superação da pobreza em Várzea da Roça.
Participe desta iniciativa! Envie relatos e fotografias de pessoas que você considera uma "Personalidade Varzeana". Vamos registrar a história de nossa gente de ponta a ponta.(Foto/fonte: Joilma Rios)

 

 

Nosso quadro Personalidade Varzeana homenageia um dos homens mais persistentes e corajosos de nossa história.

Marcelino Pereira de Aquino, popularmente conhecido como Seu Bié enfrentou o preconceito para garantir o direito do livre exercício dos cultos religiosos em Várzea da Roça. Em tempos que as diversas formas de intolerância têm encontrado respaldo em discursos públicos relembrar a história deste homem é uma pequena contribuição de nosso Mandato para todas as formas de RESISTÊNCIA.
Filho de Marinho Pereira de Aquino e Camila Maria de Jesus, nasceu na Fazenda Boa Vista, então município de Mairi, no dia 02 de junho de 1934. Ainda adolescente começou a trabalhar como marceneiro, profissão que exerce até hoje. Casou-se com 23 anos, mas não teve filhos.
Em 1968 começou a reunir os evangélicos aqui em Várzea da Roça. Na época, como congregação evangélica da Igreja Batista. Para manter sua fé e garantir o direito de reunião sofreu muitas perseguições e até ameaça de morte. Mas, manteve-se firme apoiando os irmãos de fé. Em 08 de dezembro de 1984 a congregação veio ser oficializada como Igreja Batista. Até os dias atuais é chamada de Primeira Igreja Batista.
Nosso Mandato agradece a Seu Bié pela lição de perseverança e de combate a intolerância religiosa que ensinou à Várzea da Roça. Desejamos que nossa terra não seja palco de outras formas de intolerâncias. Que possamos aprender a respeitar o direito de das outras pessoas expressarem sua fé. Defendemos o respeito, a tolerância e o diálogo entre todas as religiões existentes no mundo.
Participe desta iniciativa, envie relatos e fotografias de pessoas que você considera uma "Personalidade Varzeana". Vamos registrar a história de nossa gente de ponta a ponta.(Foto/fonte: Joilma Rios)
 
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog


Total de visualizações de página