Recentes


Use o código 20BENDITAPROMOCAO e ganhe 20% de desconto

Dados Gerais

CEP: 44635-000 (sede)
DDD: 74
IDH: 0.539 (baixo)
Índice Gini: 0.4997 (Fonte)
Operadoras de Celular que operam em Várzea da Roça: Oi, Vivo, Claro e Tim
Rádios locais: 1 (uma) Rádio Comunitária - operando em 104,9 MHz e 1 (uma) Rádio Comercial - operando em 89,7 MHz
Sinal de Retransmissora de TV: CANAL 05 - TVE BAHIA (TV Brasil)  e CANAL 12 - TV Bahia (Rede Globo),  ambos VHF/UHF. (Fonte: Portal BSD)


Localização e Geografia:




Com um clima tropical semiárido, o município está localizado na mesorregião do Centro Norte Baiano, na microrregião do município de Itaberaba. Após a concepção do Estado da Bahia em Territórios de Identidade cujo objetivo é identificar oportunidades de desenvolvimento das microrregiões e suas respectivas realidades locais em busca do desenvolvimento equânime e sustentável a partir das peculiaridades de cada Território, tendo como viés mais preponderante a noção de pertencimento, Várzea da Roça se localiza dentro do espectro baiano no Território da Bacia do Jacuípe


A sede do município situa-se a 11º 36’ de latitude sul e 40º 08’ de longitude oeste, dista 299 km da capital do Estado, Salvador. Ao sair da capital baiana com destino à Várzea da Roça, deve-se seguir pela BR-324 até a cidade de Capim Grosso. A partir daí, segue-se pela BR 407, sentido sul. Uma outra opção de rota é trafegar pela BA052, após sair de Feira de Santana até Baixa Grande, onde o trajeto é continuado pela BR 407, sentido norte.

Aspectos sócios-econômicos:

Principais atividades econômicas
Tal como a grande maioria dos municípios do interior da Bahia, e em especial situação estes que compõem o Território da Bacia do Jacuípe, Várzea da Roça se estabelece economicamente com uma produção agropecuária. É certo que a cultura irrigada com as águas do Rio Jacuípe represada na barragem da vizinha São José doJacuípe nasce como uma alternativa a favor do cultivo agrícola. Mas também é certo que o potencial hídrico da represa ainda é pouco explorado pelos agricultores cujaatividade, nesses casos tende, mesmo que incipientemente, a ser um diferencial em meio à região semiárida.

Ademais, as produções agropecuárias são estruturadas como afronto à escassez de chuvas. De fato, a base econômica de Várzea da Roça é a agropecuária. Para, além disso, pouco resta de opção: comércio rarefeito, poucas e pequenas instituições públicas, quase nada de turismo, coisa alguma de indústria cultural. Nesse sentido, o município apresenta uma renda per capita mediana para os níveis nacionais com índice de R$ 2.329,00, segundo o IBGE 2008. Quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, o município mostra o indicador de 0,591, de acordo com o PNUD 2005 – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, bem abaixo da média nacional de 0,807.


Arquivo do blog


Total de visualizações de página