Foto: VALBAHIA.COM |
Há exatamente 28 anos, durante seis dias da semana, um grupo de aproximadamente vinte amigos, comandado pela pessoa de Antolho de Vitor, mantém a tradição da Festa de Reis na cidade de Várzea da Roça.
No cair da noite, nos dias dos festejos, começa a organização com instrumentos, que em sua maioria de confecção artesanal, tais como o violão, a cuia de cabaça, o pandeiro, prato e colher. Assim começam as visitas das casas da zona rural e urbana do município, onde conta com a presença de crianças, jovens e idosos, além de um mascarado que, junto com os demais, realizam as visitas às residências até o amanhecer.
O primeiro momento para iniciar as visitas é o aquecimento do pandeiro, onde um fosforo e papelão são usados. Em seguida começam a cantar e bater palmas, essas que são acompanhadas pelos instrumentos até que o proprietário de cada casa vá atender o chamado do grupo. Quando os donos das residências abrem as portas o mascarado oferece um samba ao proprietário e pede uma contribuição em nome dos Santos Reis.
O reisado de 2018 começou na terça-feira (dois de janeiro) no povoado de Morrinhos e foi finalizado na manhã do domingo. Fonte: www.valbahia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário